domingo, 1 de maio de 2011

motor fumaçando (fumando) o que pode ser


Um motor normal não deve sair nenhuma fumaça escapamento. Logo, alguns problemas no motor são facilmente detectados, apenas observando-se a fumaça que sai. Exceto pela fumaça branca, que se dissolve rapidamente no ar, geralmente em dias frios e quando a temperatura do motor ainda está baixa, um motor expelindo fumaça tem problemas. fumaça branca


A fumaça branca, indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada ou queimada ou rompida.

OBS: em dias  frios, ao ligar o motor, uma fumaça branca pode ser produzida, mas em seguida pára. Isto é apenas efeito do ar frio sendo condensado é não deve ser considerado um problema, e as cinquentinhas não tem radiador ou seja desconsidere.

fumaça azulada


Esta é a mais grave. A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.

Outro sintoma: nível do óleo baixando rapidamente.

Mas cuidado, a cor é levemente azulada e pode ser confundida com a fumaça de cor branca.

FUMAÇA PRETA


Ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, o carburador – ou a injeção eletrônica – está desregulado e injetando mais combustível do que deveria. Quando este excesso de combustível entra em contato com o escapamento ele é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta. Porém, encontrar um pouco de fuligem na parte interna do tubo, deixando-o com uma sujeira preta, é normal. Mesmo assim, você deverá procurar um mecânico de confiança para realizar a limpeza e regulagem do sistema de alimentação do seu carro.

Outro sintoma: consumo de combustível mais alto que o normal.





3 comentários:

  1. aminha estar saindo uma fumaça branca
    acho q foi prque eu focei ela na 1 macha
    o q pode ter danificado
    minha moto é uma traxx 50cc

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma shineray Phoenix ela fuma quando deixo na deicida ou de manha ela ta com o cano serrado o que pode ser

    ResponderExcluir
  3. as vezes fumaça branca tbm e por causa da validade o óleo porisso que fuma tbm troque o seu olho a cada 800km pois melhora seu motor internamente e tbm o uso de vários escapes na moto faz com que as válvulas saiam de sua rotina mantenha sua moto revisada e paga cara mais ficar seguro e muito melhor !!

    ResponderExcluir