domingo, 1 de maio de 2011

motor fumaçando (fumando) o que pode ser


Um motor normal não deve sair nenhuma fumaça escapamento. Logo, alguns problemas no motor são facilmente detectados, apenas observando-se a fumaça que sai. Exceto pela fumaça branca, que se dissolve rapidamente no ar, geralmente em dias frios e quando a temperatura do motor ainda está baixa, um motor expelindo fumaça tem problemas. fumaça branca


A fumaça branca, indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada ou queimada ou rompida.

OBS: em dias  frios, ao ligar o motor, uma fumaça branca pode ser produzida, mas em seguida pára. Isto é apenas efeito do ar frio sendo condensado é não deve ser considerado um problema, e as cinquentinhas não tem radiador ou seja desconsidere.

fumaça azulada


Esta é a mais grave. A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.

Outro sintoma: nível do óleo baixando rapidamente.

Mas cuidado, a cor é levemente azulada e pode ser confundida com a fumaça de cor branca.

FUMAÇA PRETA


Ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, o carburador – ou a injeção eletrônica – está desregulado e injetando mais combustível do que deveria. Quando este excesso de combustível entra em contato com o escapamento ele é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta. Porém, encontrar um pouco de fuligem na parte interna do tubo, deixando-o com uma sujeira preta, é normal. Mesmo assim, você deverá procurar um mecânico de confiança para realizar a limpeza e regulagem do sistema de alimentação do seu carro.

Outro sintoma: consumo de combustível mais alto que o normal.





12 comentários:

  1. aminha estar saindo uma fumaça branca
    acho q foi prque eu focei ela na 1 macha
    o q pode ter danificado
    minha moto é uma traxx 50cc

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma shineray Phoenix ela fuma quando deixo na deicida ou de manha ela ta com o cano serrado o que pode ser

    ResponderExcluir
  3. as vezes fumaça branca tbm e por causa da validade o óleo porisso que fuma tbm troque o seu olho a cada 800km pois melhora seu motor internamente e tbm o uso de vários escapes na moto faz com que as válvulas saiam de sua rotina mantenha sua moto revisada e paga cara mais ficar seguro e muito melhor !!

    ResponderExcluir
  4. A minha shineray, a um tempo atrás tava fumaçando pelo escape, meu escape é original, depois de umas pesquisas pela Internet descobrir que trocar o escape da sua noto melhora o motor, fui e troquei o escape da minha moto, agora ela não tá fumaça mais, só fumaça com escape original

    ResponderExcluir
  5. Minha irmã tem uma 50cc Bull q está fumando uma fumaça preta e baixando e óleo,ela pode ficar completando até ir no mecânico mandar olhar o pistão e anéis????
    Atc. Adriano Martins

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Limpei o filtro de ar da minha scooter e ela agora sempre que a ligo faz um barulho estranho no escape, como se tivesse pressão de ar no escape. Alguém tem ideia do que possa ser?

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma 49cc ela tá saindo fumaça no suspiro dele é um pouco de óleo que será?

    ResponderExcluir
  8. tenho uma xy50q cc o oleo dela esta baixando muito rapido que sera

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma Shineray está fumasado oq deve ser

    ResponderExcluir
  10. Quando a Shineray tá fumaçando trocar apenas o kit resolve?

    ResponderExcluir
  11. Tem uma jog ela sai muita fumaça oque pode ser

    ResponderExcluir