sábado, 9 de abril de 2011

Como limpar um carburador



1) Depois de retirar o carburador da moto, tire toda gasolina do tanque  e guarde para colocar depois pode ser em uma garrafa pet ;

2) limpe com água e esfregue só para tirar uma parte da sugeira

3) Coloque o carburador de cabeça para baixo. Com uma chave 14, solte o porta gicleur

4) Com a mesma chave, fixe o porta gicleur e com a cha vê de fenda, solte o gicleur. Retire a seguir o anel de vedação;
5) Puxe a cuba com a mão. Verifique o estado do seu anel de vedação;
6) Com a chave de fenda, retire o parafuso de regulagem da marcha lenta. Ele é composto por uma mola, uma arruela e um anel de vedação. Se esses componentes não saírem junto com o parafuso, incline o carburador sobre a mesa pra retira-los.
7) Com a chave de fenda, retire o parafuso de regulagem da mistura ar/combustível. Ele também é composto por uma mola, uma arruela e um anel de vedação. Se esses componentes não saírem junto com o parafuso, repita o procedimento anterior;
8) Agora os componentes internos. Com o alicate, puxe o eixo da bóia. Após retira-lo, é só puxar a bóia. Tenha cuidado pois a válvula da bóia, também sai junto. Separe manualmente a válvula da bóia;
9) Com a chave de fenda, solte o gicleur de partida. Verifique o estado do anel de vedação do mesmo;
10) Com a chave de fenda, solte o pulverizador;
11) Com a chave de fenda, solte o gicleur de baixa;
12) Retire o cabo do acelerador do pistonete (válvula de combustível). Retire a mola e com o alicate, puxe o prato da mola. A seguir, vire o pistonete de cabeça para baixo sobre a mesa e retire a agulha;  
13) Com a chave de fenda, solte o parafuso do afogador.
Com o alicate, retire o anel elástico que fixa a alavanca do carburador.
Puxe todo o conjunto para cima.
Retire também a mola do da alavanca do afogador.
Empurre com o dedo a base de fixação do afogador e separe a alavanca de acionamento;
14) Com a chave de fenda (ou estrela ou de boca 10mm), retire a entrada de combustível.
A seguir, retire o filtro;
15) Desrosqueie o bocal de aspiração;     
16) Agora temos todos os componentes separados do corpo do carburador;
17) Agora que todos os componentes estão fora, limpe-os, um a um em uma cuba com gasolina. Use pincel de cerdas macias. Os gicleurs e o pulverizador devem ser limpos com um jato de ar. Não passe nada pelo orifício destes componentes, pois além do perigo de algo trancar dentro, pode também desgastar os orifícios, aumentando o diâmetro dos mesmos;
18) Limpe o corpo do carburador e a cuba também com gasolina e pincel, começando pelo lado de dentro do componente. A seguir, passe um jato forte de água por eles. Por fim, passe um jato de ar comprimido para seca-los. Passe o ar também pelos orifícios do carburador para melhor limpeza.

Creditos: clube das motocas


Galera eu criei uma pagina no facebook e lá ficara melhor para colocar as fotos e tirar as suas duvidas. Nos ajude lá curtindo vlw aí todos. O blog não ira acabar mais lá é mais fácil de todos verem as atualizações e dar dicas de posts.

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2 comentários:

  1. Parabéns pelo poust caro colega!! Realmente é de grande utilidade. Contudo, tão importante cono desmontar e limpar o carburador, é montá-lo e regular de forma correta. Por isso gostaria de pedir, se possível, um post de montagem e regulagem do carburador para Shineray Phoenix 50cc.
    Mais uma vez parabéns, e obrigado pelo espaço.

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